Pateta Faz História #6 (curiosidade)

15 set

Salve, salve amigos disneyanos!!!
Já está nas bancas a edição #6 de Pateta Faz História. Uma bela edição que adquiri hoje e vem com duas paródias uma de Frankenstein uma clássico da literatura e outra de Cleópatra uma figuraça do Egito antigo. Olando minhas revistas antigos descubri uma curiosidade…

Entre 1981 e 1982 a Editora Abril lançou seis edições de Pateta Faz História eu tenho somente a edição #5 que é justamente aquela que trazia a paródia de Pateta Faz História como Frankenstein (veja a capa abaixo e detalhes desta edição no INDUCKS)

A curiosidade desta edição, como também dos outros cinco números, é que havia uma introdução antes de termos a história propriamente dita. Mickey e Pateta conversavam descontraidamente sobre a personalidade da história, uma introdução em quadrinhos para o leitor saber um pouco mais sobre o figurão que seria parodiado.
Essas histórias dentro da história (metalinguagem seria esse o termo correto?!?!)
eram produzidas aqui no Brasil com desenhos do grande mestre Disney Roberto O. Fukue. Confira abaixo a introdução de Frankenstein e também de Colombo que foi publicado recentemente na Edição #2 de Pateta Faz História

Por hoje era isso amigos disneyanos. É sempre um prazer receber a todos aqui no blog. Muitos simplesmente entram aqui leem e nao deixam comentário algum. Mas quando tiverem um tempinho escrevam umas poucas linhas, isso dá um grande incentivo a quem perde algumas horas captando imagens, pesquisando e escrevendo os textos. Além de ser extremamente elegante e educado. Um grande abração a todos e voltem sempre!

Fonte: edição #5 de Pateta Faz História de março de 1982 (coleção de Ludy autor dos blogs Universo Disney e UD2 esse na qual você está agora) Inducks.

About these ads

9 Respostas to “Pateta Faz História #6 (curiosidade)”

  1. Jefferson setembro 15, 2011 at 15:56 #

    O visual do site está fantástico… ao contrario do ludy-quadrinhos disney q tem um visual superpoluído e confuso. Meus parabéns pelo novo blog. Quanto a Pateta Faz História, igualmente fantástico.

    • Ludy setembro 17, 2011 at 22:37 #

      Olá Jefferson.
      Obrigado pelo comentário e pelo elogio. O visual e o blog novo eu devo muito ao meu amigo Thiago Machuca do Portallos que bolou tudo isso.
      Realmente o meu outro site tá um tanto confuso, mas se você ir com calma nele você acaba se encontraando hehehehe. Como ele é o meu primeiro blog eu não gostaria de mudá-lo por isso resolvi fazer um novo mas continuar com o antigo fazendo também algumas postagens por lá. Em relação ao Pateta Faz História, é realmente uma das séries
      mais legais que apareceram no mundo das HQs Disney nos últimos tempos. Abração Jeff até breve!

  2. Tiago setembro 15, 2011 at 16:58 #

    Cara, vou comprar minha edição hoje. Tô gostando da coleção.
    Tava vendo agora tua descrição e vi que tu é de Santa Cruz do Sul, atendo um cliente daí aqui na agência hehe Que mundo pequeno hehe
    E sobre os comentários, tb tenho um blog e muita gente entra e não comenta, mas é assim mesmo. Abraço meu. Até mais.

    • Ludy setembro 17, 2011 at 22:41 #

      Thiago tudo beleza cara?
      Que show você aparecer por aqui, seja sempre bem vindo.
      Tu deves ser bancário… acertei? hehehehehe
      cara é a mais pura verdade, as pessoas entram e não comentam e isso é super normal hoje em dia, nem sei porque coloquei aquilo no post, talvez seja porque eu relamente demoro muito pra criar um post e quando ele passa batido isso me desanima um pouco. Mas apartir de agora eu estou fazendo pra mim e não para os outros quem gostar do que eu escrever ótimo e quem não gostar paciência.

      Abração Thiago volte sempre até breve.

  3. Johan Lagger setembro 16, 2011 at 10:27 #

    Olá! Eu tenho essa revista dos anos 80. Se não me engano eu tenho uma disney especialissimo que contem dois temas, um deles é Pateta faz historia e o outro eu não lembro…vou dar uma olhada e depois eu te falo!!!! Mudando de assunto, estou escrevendo uma materia sobre as Revista Pato Donald nº 01, 02, 03 etc que são vendidas como originais mas na verdade são Anos de Ouro do PAto Donald que o pessoal desmonta e faz revistas individuais e depois vende como se fossem originais. Os mais desavisados caem no golpe…..mas ha varios detalhes que comprovam que as revistas são falsas, uma delas é a falta da 4 capa. Eu vou escrever e depois te mando!!! Abração

    • Ludy setembro 17, 2011 at 22:45 #

      Oi Johan, lega você aparecer por aqui. As portas virtuais do meu blog estão sempre abertas pros amigos.
      Vou esperar essa tua materia parece ser bem interessante. Eu também já vi isso por aí de gente vendendo partes do Pato Donald Anos de Ouro como se fosse aqueles tesouros antigos. Dia desses vi isso num sebo e como o cara era meu amigo avisei ele que quem lhe havia passado a revista era mal intenciondado e que ele não vendesse pra ninguém aquela pseudo raridade como se fosse coisa rara e antiga.

      Johan grande abraço até breve!

  4. sergiokid setembro 16, 2011 at 15:18 #

    Olá Ludy, tudo bom.

    Legal ver matérias “individuais” de novo no universodisney.

    Não me leve a mal, mas vc falou ai sobre o pessoal não comentar ou algo do tipo, então vou dar a minha opinião.

    Na “passagem” do universodisney pra o “UD2.0″, algo se perdeu…

    Sei que seu tempo está complicado, mas eu particularmente sinto bastante falta das matérias propriamente ditas, apresentando suas edições e o q elas significam pra vc, seus personagens e coisas do tipo, com o SEU ponto de vista sobre tudo.

    Ultimamente, infelizmente, o UD 2.0 tem se mostrado mais um site de divulgação das revistas com vistas à apresentar imagens das novas edições, fotos lindas denominadas “ilustração do dia” e pouco mais que isso…

    O visual melhorou, mas será que o conteúdo acompanhou essa mudança??? Repito, então, que algo se perdeu, mas não estou te criticando e sim alertando.

    Além disso, vivemos todos em uma grande rede social em que no fundo todos querem comentários em seus blogs, porém nem todos estão dispostos a comentar no blog dos outros. Tem isso tb. Quem sabe a falta de presença nas comunidades de quadrinho disney tenha causado isso com relação a alguns amigos… quem sabe eles não se sentem mais tão a vontade para comentar aqui…

    Enfim, eu particularmente quase nunca comento imagens, lançamentos e coisas do tipo.Comento isso nos fóruns, praticamente não comento em cada um dos 10 blogs amigos que fazem a mesma divulgação de lançamentos mensais da disney.

    Acho que vc faz um trabalho de divulgação belíssimo mas mudou um pouquinho o foco do “tipo” de divulgação que tá fazendo. Meio que misturou um pouco tudo e alguns ficam perdidos para entender o que cada um de seus blogs fará a partir de agora. Apoio totalmente a retomada do blog antigo, até pq lá gosto mais de navegar e relembrar Disney, mas por exemplo não entendi pq essa matéria ficou aqui e não lá, ou seja, a linha que separa o conteúdo dos dois ainda não ficou muito clara.

    Sinto bastante falta das matérias “antigas” do universo disney. Daquele jeito de “contar a história” que só você tem…

    Bem, é isso. Desculpe-me se minha opinião de alguma forma te chateou.

    • Ludy setembro 17, 2011 at 23:04 #

      Amigão Sergio eu tardo mas não falho. Só hoje encontrei tempo para responder aos amigos que visitam o blog.
      Você diz que na passagem do Universo Disney pro UD2 algo se perdeu e eu te digo você tem toda a razão Sergio.
      Eu estou bem perdido cara, muitas vezes sem ânimo pra postar materias, escrever captar imagens isso me toma um tempo infernal e aí a família cobra e com razão mais tempo no final de semana pra eles.
      Cara muitas vezes eu quero ir nos blogs, ir na comunidade dos Quadrihos, no Projeto Inducks, mas aí eu tenho que escolher ou vou lá e o tempo que eu tenho para ficar no computador eu uso para fazer as postagens e eu opto por fazer os posts pois do contrário vou ter que fechar os blogs. Eu tenho mais o blog da rádio do meu programa pra colococar post, chego a fazer uns dez por dia para aquele blog de assuntos os mais variados.

      Sergio só pra você ter uma pequena ideia eu acordo de segunda a sexta 04:20 da manhã e já estou trabalhando a todo o vapor na rádio às 06:00 até o meio-dia, vou pra casa lá pelas 13:00 durmo uma meia hora e depois retorno pra rádio até 18:00 voltamos pra casa por volta de 18:30 brinco com meu filho até às 21:00, tento fazer postagens depois das 22:00 tiro horas de sono pra fazer isso, pois cinco horas depois já estou de pé de novo numa rotina massacrante com 4 ou 5 horas de sono por dia.

      Eu só faço isso de postar informações no blog e correr atrás de notícias e fazer postagens sobre minhas revistas porque eu realmente amo os quadrinhos Disney do contrário já teria acabado com tudo isso e seguiria na minha vida de colecionador sem me importar em dividir com as pessoas essa paixão.

      Em relação a confusão que você disse estar, aos poucos eu estou tentando achar um norte pra tudo isso.

      Pensei em deixar aqui no UD2 postagens sobre lançamentos, minha coleção revistas que recebo etc. ilustrações com imagens bacanas que eu encontrar por aí e também falar sobre estatuetas que eu encontrar e sempre lincando o UD1 ao UD2. você falou que essa postagem por exemplo deveria estar lá, eu já penso que não pois estou falando de uma lançamento e uma curiosidade sobre um lançamento. Lá no UD1 eu quero colocar coisas tipo: Histórias que li, ou sobre revistas antigas tipo aquela do Disney Especial Os inesquecíveis que fiz certa vez ou do Almanaque Disney #1 que fiz também contando sobre as histórias que cada edição contem etc.

      Mas resumindo Sergio eu realmente estou um pouco perdido e totalmente exausto, Até te proponho se desejares ser meu colaborador eu ficaria especialmente feliz, pois gosto muito de você e você sabe disso.
      De maneira alguma fiquei chateado com o que você escreveu, pois você está com 98% de razão.

      Abração amigo Sergio e pra mim é sempre um prazer enorme te receber aqui ou lá no UD1.

      Até mais amigão!!!

  5. hemerson novembro 13, 2011 at 6:39 #

    ola!ludy,assim como você,eu tambem tinha os pateta faz historia da década de 80,e agora estou no volume 14 da nova coleção{que eu acho incrível},interessante voltar ao tempo com os quadrinhos né?quando eu leio uma hq da decada de 70,80,eu leio com olhos de criança,as de hoje leio com olhos de um crítico,
    aproveitando quero paràbenlizá-lo pelo seu òtimo trabalho,um blog de primeirissíma.
    abraços
    hemerson

    ps.tenho 40 anos e sou colecionador de hq,principalmente da disney.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: