Havita o pequeno índio que marcou a minha infância – Clássicos do UD1

21 jul

Há exatamente um ano, eu colocava no UD1 este post que trago agora pra você “matar” a saudade!!!

Bob Grant, 1941
Havita é o nome pelo qual ficou conhecido no Brasil  o personagem Little Hiawatha, surgido em 1937 num desenho animado da série Silly Symphonies (Sinfônias Ingênuas ou tolas, a mesma em  que apareceu o Pato Donald em 1934) dos Estúdios Disney.
Originalmente, Hiawatha é o nome de um lendário ameríndio iroquês, descrito como um grande líder e orador de seu povo. 
Esse pequeno garotinho indígena, marcou minha infância de uma forma muito especial. Eu ainda lembro que lia essas histórias cheias de  aventuras do pequeno Havita e desejava pertencer a sua tribo e também ser filho do grande chefe, e poder participar das aventuras com havita e Pão de Mel. A infância é sem dúvida nenhuma uma parte mágica e maravilhosa de um ser humano. A minha infância foi dura e complicada mas eu sempre tive o refúgio do universo Disney para me proteger e “lamber” minhas feridas.
 Os personagens Disney das minhas poucas revistinhas na época, eram meus amigos e confidentes, na verdade meus melhores amigos, meu porto seguro para os equívocos da vida. Putz!!! já estou eu aqui “navegando na canoa do tempo no rio do passado“.

Voltemos ao post de hoje sobre o nosso pequeno e querido  Havita.
Na versão Disney ele é uma criança índia, que vive suas aventuras com os animais da floresta ao lado de sua irmã e amiga Pão de Mel.

 Suas peraltices as vez irritam o pai, o chefe da tribo. Eventualmente, aparecem homens brancos (geralmente maus) em suas aventuras.

A primeira história de Havita publicada no Brasil, ocorreu em 1952, na revista O Pato Donald (leia detalhes mais abaixo nesse post) da Editora Abril.

 Várias histórias do indiozinho foram feitas por artistas brasileiros a partir dos anos 70. Mais detalhes sobre Havita e o desenhista Bob Grant: Aqui e também no: Inducks

O Pato Donald #34

A primeira história do pequeno Havita, saiu no Brasil em primeiro de julho de 1952 na revista “O Pato Donald” #34 com o título: “O Indiozinho Hawita” com roteiro e desenhos de Roger Armstrong.

Walt Disney ‘s Comics and Stories #43

Nos Estados Unidos essa história saiu em Walt Disney’s Comics and Stories #43 em abril de 1944.
Abaixo você vai conferir a animação de 1937, mais precisamente 15 de maio de 1937, produzida por Walt Disney e dirigida por David Hand. Durante a narração de abertura, Havita é visto remando sua canoa em um rio. Após alcançar a terra Havita cai num buraco escondido na água e imediatamente provoca o riso dos animais da floresta. Havita zangado sai em perseguição dos animais que estão rindo e muitas confusões acontecem nesses 9 minutos que dura a animação, vale a pena conferir o… pequeno Havita. Bom divertimento.

 
Fonte: Wikipédia (texto integral), Inducks e  YouTube.
13 Respostas to “Havita o pequeno índio que marcou a minha infância – Clássicos do UD1”

  1. Paulo Gibi julho 21, 2011 às 21:26 #

    Oi Ludy, gosto muito do Havita dos quadrinhos, principalmente dos anos 70 no Almanaque Disney… É um personagem que poderia voltar de vez em quando, com história nova, falando de um tema ecológico, ou de interesse de uma nação indígena atual. Infelizmente esse personagem parece estar mesmo esquecido. Sorte de quem tem na coleção… E pode abrir um AD e ler histórias desse fantástico personagem. Abs. Paulo

    • Ludy julho 22, 2011 às 6:14 #

      Oi Paulo, eu particularmente gosto deste personagem, que sei, muita gente deve achar chatinho, é claro os tempos são outros, mas naquela época anos 70 eu curtia muito o Havita e suas histórias envolvendo Pão-de-mel e o grande chefe. Eu gostava daquelas histórias em que o Havita tentava sair pra caçar e acaba se metendo em grandes confusões. Ele seguia o espírito da sua tribo e desejava ser um grande guerreiro e encher de orgulho o seu pai que era o chefe da tribo. E isso é mágico, pois a grande verdade é que todo o filho bom, deseja encher seus pais de orgulho e alegria, pelo menos eu penso assim e dessa forma agi durante toda a minha vida, para trazer alegria para os meus pais, logicamente tendo a liberdade de agir conforme o meu livre arbítrio. Abração Paulo até breve!!!

  2. Pablo Disney julho 22, 2011 às 13:06 #

    Personagem chatinho,não sei quem e pior:Patusco ou Havita ?,por um momento penso que e o Patusco,mas por outro penso que e o chatinho do Havita,ele e horrível…..

    • Ludy julho 22, 2011 às 14:08 #

      Valeu Pablo. Aposto que você nem conhece direito o personagem para opinar desta forma, até porque se você é o que diz você é muito novo para ter conhecimento sobre o Havita e tecer um comentário com tanta propriedade. Sobre o Patusco eu concordo, é um dos personagens mais chatos do universo Disney e também do chato do Van Horn.

  3. Pablo Disney julho 22, 2011 às 15:03 #

    E verdade,só de olhar no Inducks ele e um chato….
    MORTE AO PATUSCo

  4. sergiokid julho 22, 2011 às 22:44 #

    Eu ia dizer a mesma coisa. Houve alguma história publicada no Brasil com ele na “era Pablo”? Acho que não.

  5. beduino silva agosto 23, 2011 às 21:16 #

    Sempre gostei do Hawita,principalmente quando ele aparecia com outros personagens,como Lobão,Lobinho,João Bafo de Onça,Huguinho,Zezinho e Luisinho e a Bruxa Malvada.

    • ortunha souza agosto 23, 2011 às 21:41 #

      Estes persongens,como o Hawita,deveriam voltar o mais breve possível.Lembro de te-lo visto em histórias com o Dumbo,Mickey,Pateta,Pluto,Bambi,Flor,Professor Ludovico,Pato Donald,Lalá,Lelé e Lili,Tico e Teco e tantos outros.A Editora Abril deveria lançar uma publicação específica com personagens sumidos das revistas.

    • Ludy agosto 16, 2012 às 22:13 #

      Valeu pelo comentário Beduino, Tudo de bom pra você.

  6. Marcia dezembro 3, 2011 às 20:04 #

    Olá…. Estava procurando sobre o Indiozinho Havita para meu trabalho e enfim encontrei aqui. Só tenho a agradecer por este achada lindo e que também marcou a minha infância.
    OBRIGADA…..OBRIGADA E OBRIGADA

    • Ludy agosto 16, 2012 às 22:15 #

      Oi Marcia, fiquei feliz que de alguma forma eu pude te ajudar. Tudo de maravilhoso pra você!!!

  7. Moacir Tassinari dos Santos agosto 3, 2012 às 19:09 #

    Amigo!
    Sempre fui fã de índios e similares, mesmo porque minha avó era bugra.
    Meu pseudônimo: Lord Greystoke.
    Já podes imaginar que tenho uma coleção de arcos, desde os mais simples feitos artesanalmente como os sofisticados como o do Rambo e outro mais sofisticado ainda, um Fred Bear de seis roldanas. Mais três de competições, com contra pesos e tudo o mais. Flechas? De madeira,
    de varas, de duralumínio, de grafite, etc. mais de 70. Incontáveis.
    E agora o motivo deste meu escrito: recebi meu barco novo. Se chama Hawita, por ser uma canoa canadense que é igual a do Hawita.
    Minha idade? Jovem: 66 anos e meio.
    Um abração e pena que não possa mandar fotos dele…
    Moacir ( até o meu nome é de índio: “O que causa dor”, “O que causa sofrimento”, embora minha vida sempre foi com a função de aliviar a dor dos outros, pois sou médico, masi precisasmente cirurgião.)

    • Ludy agosto 16, 2012 às 22:16 #

      Que prazer em recebe-lo aqui Lord Greystoke ou Doutor Moacir, é uma honra pra mim ter você como visitante, admiro muito os médicos e a medicina. Um grande abração e felicidades!

Deixe um comentário

