“Disney BIG #1… Um bom começo pra novos leitores!!!”

23 jul
Disney Big #1 (dezembro de 2008)

Disney Big #1 (dezembro de 2008)

O Disney Big está chegando na sua décima edição, e nada melhor do que trazermos pra você a edição que começou tudo isso. Com texto do colaborador aqui do Universo Disney 2, Leo Radd lá do blog Submundo HQ

Depois de exatos 25 anos sem ler nenhum gibi Disney (parei entre 84 e 85 devido à crise econômica da época e também porque passei a me interessar por outros gêneros de gibis)…. por uma dessas reviravoltas do destino, eis que me deparo (em julho de 2009) com o nº 1 de Disney BIG numa livraria!!!

Toda semana eu costumo passear pelas grandes livrarias da cidade…. pra ver as novidades em livros, DVDs, e encadernados de quadrinhos adultos da Panini:

Mas naquela ocasião me chamou atenção uma pilha imensa desse almanacão Disney…. e ao pegar uma edição. pra dar uma olhada, vi que trazia uma seleção bem eclética de personagens Disney mesclando material clássico com atual.

Como eu tava afim de variar um pouco o arroz-com-feijão das publicações de heróis…. resolvi matar a saudade e dar uma chance a esse gibi: pois achei o preço barato (12 pila) pra quantidade de páginas. (300)…. já que colecionando outros gêneros, fiquei acostumado a gastar bem mais do que isso pra ler um bom gibi.

Foi um bom ponto de partida…. é claro que eu já conhecia a Disney antes, mas 25 anos é muito tempo, e eu tava bem desatualizado com gibis Disney. E gostando desse 1º número resolvi também colecionar outros títulos que me traziam boas lembranças da infância (Zé Carioca, e vários outros especiais de material clássico)!!!

É claro que BIG 1 não era perfeito…. tinha muita porcaria no meio de histórias magníficas, mas pesando tudo na balança achei que valia o custo-benefício: já que as histórias boas sobrepujavam as ruins.


Logo de cara, a edição começava com uma ótima história do Marco Rota (“Prova… Ção Aérea” ) …. e que apesar de bastante engraçada e divertida, ainda tinha outra história dele melhor ainda (“A Última Diligência”) nessa mesma edição.


Essa da diligência é uma obra-prima: uma das melhores e mais emocionantes histórias do Tio Patinhas que eu já li. Sem falar também na igualmente ótima: “O Colar Sagrado” (fechando uma excelente trinca de histórias do Rota).

Também me chamou bastante atenção as três sagas do Don Rosa nessa edição: “Nasce o Lampadinha”, “De Volta à Xanadu” e “Fugindo do Vale Perdido”…. As histórias do Peninha repórter e da Patada…. e uma muito boa também do Paul Murry (“O Fantasma que Tinha Fome”)!!!

Don Rosa - Nasce o Lampadinha

Don Rosa - Nasce o Lampadinha

Don Rosa - De Volta a Trá-lá-lá

Don Rosa - De Volta a Trá-lá-lá

Don Rosa - Fugindo do Vale Perdido

Don Rosa - Fugindo do Vale Perdido

Saidenberg & Herrero - Um tremendo Furo

Saidenberg & Herrero - Um tremendo Furo

Paul Murry - O Fantasma Que Tinha Fome

Paul Murry - O Fantasma Que Tinha Fome

Todas essas já valeram a compra da revista…. e foram o suficiente pra me fazer querer colecionar mais material da Disney!!!

Infelizmente, como nem tudo é perfeito…. tinha umas histórias tão ruins nessa edição que perigava até afastarem novos leitores caso não tivessem boas histórias pra ofuscar essas porcarias que empurraram no mix.

Entre as piores da edição eu cito: “Patrulheiro Espacial” – talvez a história mais imbecil e infantilóide que eu já li do mickey; “A Centopéia Embaixadora” (historinha bobinhaa do zé – bem anos 90 mesmo); “Um Rally na Amazônia” (outra horrorosa do mickey e ainda feita aqui no Brasil na fase decadente da Abril); “O Fabricante de Terremotos” (infantil demais até pros padrões do Van Horn); e “O Causo dos Ovo Assombrado” (disparada a pior de todas as histórias do Urtigão que eu já li – sério, essa chega a ser constrangedora de tão ruim)!!!

Mas como eu disse…. apesar da PÉSSIMA escolha de algumas histórias , a qualidade estupenda das demais foi o bastante pra me trazer de volta ao universo Disney depois de tanto tempo afastado. Porisso essa revista é ainda hoje a minha preferida entre as atuais publicações Disney. Leia mais sobre o Disney Big #1 no INDUCKS.

LEO….. http://submundo-hq.blogspot.com/

Fonte: Texto de Leo Radd do ótimo blog Submundo HQ, colaborador do Universo Disney 2 e, imagens scaneadas da edição que faz parte da coleção de Ludy autor do UD2 e Inducks.

4 Respostas to ““Disney BIG #1… Um bom começo pra novos leitores!!!””

  1. Geovane Altair julho 23, 2011 às 12:00 #

    esse Big eu cheguei a pegar na mão na Banca para comprar em 2008 mas preferi comprar só os mensais e os férias que estavam lá na banca, hoje é uma das edições que mais me arrependo de não ter comprado.

  2. Ludy julho 23, 2011 às 17:55 #

    Olá Geovane, o legal é que essa edição ainda tem em sebos pra vender, mas agora o preço é outro, confira aqui: http://www.planetagibi.com/product_info.php?cPath=21_576&products_id=2162&osCsid=jbkrvf22tou3vrgkcc14fhe3b6

    Abração, valeu pelo comentário!

    • LEO julho 23, 2011 às 19:46 #

      Bah…

      tu deve ter destruído a revista pra escanear essas pág, não??

      a minha quase descolou toda só de folhear….

      ainda bem q as ed. seguintes vieram melhor coladas (mas essa 1º é a pior graficamente falando)!!!

      valew, Ludy!!

  3. Ludy julho 23, 2011 às 20:56 #

    E aí grande Leo, cara não foi brincadeira, realmente essa edição é a mais porcona de todas, tá um horror o jeito que foram coladas essas páginas, tive que ter todo o cuidado pra não detonar a minha edição. Eu tinha outra edição passei adiante pra quem precisava e não me arrependo, pois todo o bem que se faz certamente retorna pra gente em dobro, assim como todo o mal que nos causam volta pro coração e pra vida do agressor!!!
    Cara foi um belo texto esse teu, contando o teu retorno aos quadrihos Disney, “curti” muito o teu texto. Obrigado por tua participação e colaboração aqui no blog Leo, valeu. Teu blog o Submundo HQ está de ‘vento em popa’.

Deixe um comentário

