Walt Disney’s Comics and Stories #684 e os patinhos com chapéu de burro!

25 jul

Hoje resolvi comentar aqui no Universo Disney 2, sobre uma edição que eu tenho na coleção há uns dois anos e nunca falei dela. É a Walt Disney’s Comics #684, publicada em setembro de 2007.

Walt Disney's Comics and Stories # 684

Walt Disney's Comics and Stories # 684

Essa edição veio da Irlanda presente de  uma amiga chamada Joanne Wright, que enviou para mim, essa e uma outra edição de Walt Disney’s Comics. Em uma próxima oportunidade eu falo da outra edição.

A capa da edição #684, sempre me trouxe uma certa revolta!!!

Essa capa do Carl Barks foi criada originalmente para a edição # 150 da mesma revista publicada em março de 1953. Detalhes desta edição no Inducks.

Penso que o Barks não foi feliz ao retratar os meninos como três patinhos burros, justamente o que eles não são. Eu vejo os sobrinhos do Donald como três patinhos espertos, inteligentes  e que estão sempre de uma maneira ou de outra tirando os velhos tios das mais diversas situações. 

É claro que o velho Barks desejou fazer uma piada em cima da educação lá nos anos 50 onde era possível e permitido, expor ao deboche e ao riso de uma classe inteira quem tinha mais problemas de aprendizagem, e sabemos como é complicado criar uma piada inteira num único desenho, isso imagino deva ser bem estressantes para os criadores.

Também não sou lá um grande adepto do tal do “politicamente correto”, tem muito de hipocrisia nisso tudo. o politicamente correto é inimigo do humor. Um escritor cubano que eu gosto muito chamado, Pedro Juan Gutiérrez diz que “O politicamente correto está acabando com o mundo”.  Eu fico no meio termo, não sou um radical exasperado e aceito sim algumas coisas do politicamente correto que acho que trouxeram coisas boas em algumas situações. Mas que o o Barks podia ter livrado os meninos disso, ah podia, poderia sim ter deixado os simpáticos patinhos fora dessa! XD

Pra completar essa capa foi imortalizada na segunda coleção da Darks Horse (detalhes, clic aqui para ir para o UD1), por sinal é a estatueta que eu menos gosto da coleção, detesto ver os meninos com aquele chapéu de burro, eu odiaria se fizessem isso com o meu filho.

O que eu tinha pra dizer hoje era isso. De bônus aí vai mais um pouco desta ótima edição de Walt Disney’s Comics and Stories # 684, mais detalhes no Inducks.







 Fonte: Walt Disney Comics and Stories #684 da coleção de Ludy, autor do blog Universo Disney 2, Inducks e UD1)

Deixe um comentário

