Kendi Sakamoto um dos maiores colecionadores de quadrinhos do Brasil

4 ago

Kendi Sakamoto é um dos maiores colecionadores de quadrinhos do Brasil na atualidade!

Eu peguei o texto de apresentação do Sakamoto no site que ele criou, chamado GIBI RARO, e trouxe aqui no blog pra você ter oportunidade de conhecer um pouco mais deste senhor incrível que ajuda também a preservar a memória dos quadrinhos no Brasil.

Existe um mundo diferente, além, muito além, do que qualquer ser humano poderia trilhar em vida terrena.
É um mundo maravilhoso, onde o previsível e o imprevisível acontece a todo momento, onde a ação emoção e aventuras ditam as regras da sobrevivência.
É um mundo que sai da imaginação de roteiristas, desenhistas e escritores de todo o planeta, povoando a criatividade sem fim, proporcionando um universo maravilhoso e incomparável.
Estamos falando do mundo maravilhoso das historias em quadrinhos, ou mais conhecido como “gibi”.
A frase popular: “Não está no gibi”, demonstra claramente o poder de influência dos quadrinhos na formação e educação de milhares de leitores em todo o mundo.
Quem não se recorda de participar de compra e troca de gibis? Na compra de gibis sempre uma surpresa agradável, seja pela capa, histórias ou desenhos.
E na troca de gibis, no formato americano, uma regra adotada, se referia ao número de páginas. Assim sendo, as Edições Extra ou Especiais com 52 ou 68 páginas podiam ser trocadas por 2 revistas. E também os Almanaques com 100 páginas, eram trocados por 3 gibis de 36 páginas. Mas no caso de revistas Disney, 1 gibi no formato americano era trocado por 2 Pato Donald ou Zé Carioca ou 1 revista do Mickey.
Tempo que os saudosistas gostariam que voltasse.

Tudo começou no longinquo 14 de março de 1934, quando o jornalista Adolfo Aizen publicou o Suplemento Infantil. Logo em seguida, Roberto Marinho publicou em formato tablóide, O Globo Juvenil em junho de 1937. Começava ai a pulicacao continua do mundo encantado das Historias em Quadrinhos.

A Rio Gráfica e Editora resolveu fazer lancar a sua revista GIBI, . O nome GIBI é uma palavra que o povo denominou a todas as revistas de histórias em quadrinhos. Todos dizem: “Empresta-me um gibi”, “venda-me um gibi”. GIBI é um nome colocado entre as primeiras revistas do Brasil, e a Rio Gráfica não esta sabendo aproveitar esse nome. O GIBI voltou, mas não como devia. Os editores deviam fazer voltar aquele título antigo do GIBI (com o negrinho ao lado), mais páginas e republicar histórias antigas de: Príncipe Submarino, Zaz-Traz, Tocha Humana, Vingador, Raio, Cometa, Trinca do Terror e outros.

Além das ediçoes extras, edições especiais, haviam também os Almanaques de férias, que normalmente saiam no final de Junho para serem lidos nas férias. No caso da EBAL, os almanaques de férias seguiam a numeração normal dos gibis, o mesmo não ocorria pela RGE, que deixava os exemplares sem numeração. Os Almanaques de 100 páginas normalmente saiam em Dezembro, como um grande presente de Natal. Os leitores se deliciavam entre o Natal e o Ano Novo vendo.

O verdadeiro colecionador de gibis precisa ter 3 atributos fundamentais: dimensionar o espaço fisico para o tamanho da coleção que ele pretende formar, tempo para ler, reler, organizar e curtir as revistas da coleção, e dinheiro para sempre estar substituindo as mesmas revistas por outros exemplares em melhor estado de conservação, para que a coleção fique sempre mais bonita. E, curiosamente, muitas vezes, acaba formando outras coleções de gibis repetidos, com exemplares num estao de conservação mais modesto.
Eu ainda compro gibis antigos, para substituir os meus exemplares por outros em melhor estado de conservação.

No mundo encantado das histórias em quadrinhos, o imaginário é a maior fonte de inspiração dos heróis de carne e osso, com suas virtudes e defeitos como qualquer um de nós, os leitores e colecionadores de gibis.

E para que haja um momento mais lúdico, esses herois muitas vezes se transformam em Super-heróis, deste ou de outros mundos, usando ou não uniformes esportivos dos mais variados estilos, na convicção plena que o bem sempre triunfa sobre o mal.

Kendi Sakamoto

Assista abaixo vídeos com Kendi Sakamoto: (ele apresenta um programa no UOL, chamado: Quadrinhos para Quadrados e Redondos.

Aqui abaixo Sakamoto fala sobre quadrinhos Disney
http://storage.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=11838760

Fonte: Visite o site de Kendi Sakamoto em: Gibi Raro

Anúncios

4 Respostas to “Kendi Sakamoto um dos maiores colecionadores de quadrinhos do Brasil”

  1. LEO agosto 4, 2011 às 9:20 #

    mto legal a coleção dele….

    um montão d eraridades clássicas!!!

    só queria saber qtas ed. ele tem no total? só por curiosidade mesmo…

    eu tenho cerca de 1.500 ed. ao todo (entre formatinhos e encadenrados), mas sei q isso é mixaria diante de nº verdadeiramente espantosos de certos colecionadores + empenhados q eu.

    abs!!

    • Ludy agosto 4, 2011 às 10:00 #

      Oi amigo Leo.
      Estamos falando de milhares de edições creio eu. Aproximadamente 70.000 mil exemplares com raridades dos anos 30, 40, 50, 60 e 70. O senhor Kendi dá preferência para gibis antigos, mas tem no acervo coisas mais atuais também, essas informações todas podem se adquiridas no ótimo site que ele criou, chamado Gibi Raro, inclusive eu já coloquei o endereço aqui no post.
      Abração Leo, depois vou lá visitar o teu blog.

  2. Wagner setembro 9, 2012 às 17:25 #

    Olá, tenho diversos HQ, do Batmam, Super-homem, homem aranha, wolwerine, marvel, etc dos anos 98,99,2000 e 2001, fomato pequenos e alguns dos grandes, tenho interesse em vende-los, caso tenha interesse fica a disposição meu email
    wagner-gon@ibest.com.br

  3. Rodrigo novembro 21, 2012 às 11:37 #

    Kendi Sakamoto, bom dia.
    Tenho algumas centenas de HQ dos X-men e do Wolverine para vender.
    Tens interesse?
    Se não, conhecesses alguém afim de adquirir minha coleção, ou alguns exemplares?
    Abraços.
    Rodrigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: