Professor Ludovico completando 50 anos hoje

24 set

Olá amigos disneyanos aqui do Universo Disney 2.
Hoje é uma data festiva comemoramos os 50 anos do aparecimento do grande Professor Ludovico Von Pato ou no original inglês Ludwig Von Drake.
Tudo começou lá no início dos anos 60.

Segundo a Wikipédia o nosso querido Professor Ludovico Von Pato (em inglês: Ludwig Von Drake) é um personagem das HQs Disney em forma antropomorfa de pato criado pela Walt Disney Company que surgiu originalmente nos quadrinhos como um amigo de Pato Donald, Tio Patinhas e da família pato na HQ chamada  Professor Ludovico chega a Patópolis“, com desenhos de Tony Strobl e arte-final de Steve Steere.
O genial Professor Ludovico apareceu pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1961, quando passou na televisão americana o primeiro show em cores de Walt Disney, chamado “An adventure in color“. Ludovico Von Pato foi o apresentador desse show. E, a partir de 1962, ele começou a aparecer regularmente nas histórias em quadrinhos e nos livros produzidos pelos estúdios Disney. Paul Frees era o dublador original do Professor Ludovico até pouco antes de sua morte, em 1986, quando Walker Edminston o substituiu. Corey Burton também foi outro dublador. Todos estes no idioma original, em inglês.
A principal característica do Prof. Ludovico é que ele sabe tudo! Ou, pelo menos, sabe de tudo um pouco. Ele é arqueólogo, inventor, escritor, apresentador de televisão e sabe-se lá quantas coisas mais! Nem tudo, porém, o Prof. Ludovico faz corretamente. Pelo contrário, às vezes até se atrapalha muito. Suas invenções, por exemplo, são famosas por serem tão engenhosas e às vezes tão inúteis quanto as do Professor Pardal. Quando o Prof. Ludovico faz suas expedições arqueológicas ou viagens pelo mundo, o sábio sempre prefere a companhia dos três sobrinhos do Donald, cuja inteligência e vivacidade o ajudam muito durante as aventuras. Aqui abaixo você confere mais detalhes sobre o velho professor, consegui scanear em duas partes, uma pequena biografia do Ludovico, do meu O Grande Livro Disney” (clique em cima do nome para conhecer melhor esse livro! ).
E na sequência você confere também o material extraído da edição #26 de Aventuras Disney, falando também sobre a gênese do Professor Ludovico. 

Ainda segundo a Wikipédia, o Professor Ludovico nasceu em Viena, na Áustria. Alguns roteiristas afirmam que ele pertence a um ramo alemão da Família Pato. mas não foi incluído na maioria das histórias. Ele tem verdadeira fascinação pelo saber. Desde jovem tenta obter vários diplomas, em qualquer ciência possível. Apesar de ser extremamente competente, é muito esquecido, projetando sinais de senilidade. Nos quadrinhos ele geralmente visita o Pato Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Já chegou a competir com o Professor Pardal para verificarem quem era o melhor cientista. (Wikipédia)

Walt Disney e o professor Ludovico no programa Disneylândia (começo dos anos 60)

A capa da edição americana (desenho de Tony Strobl) foi usada no Brasil (veja abaixo)

O Pato Donald #572 detalhes no INDUCKS

A primeira aparição do Prof. Ludovico, foi publicada no Brasil pela última vez em setembro de 2007  na edição #26 da já extinta Aventuras Disney (detalhes no INDUCKS).
Abaixo confira um pouco desta história que foi publicada no Brasil em três oportunidades, primeiro na revista O Pato Donald #572 de 23 de outubro de 1962, depois foi publicada no Disney Especial #124 “Os Visitantes” de novembro de 1990 e por último nessa edição do AVD #26 já citada acima.
 (tive um problema com os códigos em html das imagens, então quando você clicar nessa imagem aí de cima da capa do Aventuras Disney vai abrir a imagem que está abaixo que é a página de abertura dessa primeira história do Ludovico e assim vai ir até o final da postagem, sempre vai abrir a imagem posterior)

Na seção de cartas (ainda sem nome) da edição número #4 do Pateta o editor de quadrinhos Disney da Editora Abril, Paulo Maffia respondendo a pergunta de um leitor, diz que na edição #12 do Disney Big, será publicada uma seleção de HQs em comemoração aos 50 anos do velho professor Ludovico. Esta história aqui abaixo vai estar presente no Disney Big #12.


 Essa postagem é dedicada ao amigo Chabacano que sempre me brinda e deleita com sua visita aqui no Universo Disney, com seus ótimos comentários,  e me deu a dica sobre o aniversário do querido professor Ludovico.

Fonte: Revistas da coleção de Ludy, Pato Donald #572, Aventuras Disney #26, O Grande Livro Disney, Inducks, YouTube e Wikipédia.

Anúncios

13 Respostas to “Professor Ludovico completando 50 anos hoje”

  1. Pablo Disney setembro 24, 2011 às 13:00 #

    O Blog Disney acabou…

  2. LEO setembro 24, 2011 às 13:51 #

    Excelente matéria, Ludy!!!

    eu gosto do Prof. Ludovico, e mal posso esperar pelo BIG 12 (dedicado à ele)!!!

    este mês ele tbm aparece no almanaque do peninha 2…. apresentando a origem do peninha (numa hq sensacional q eu tinha nos anos 80)!!!

    BIG 11 e 12 serão 2 gibis memoráveis pelo visto!!!

    abs!!!

    • Ludy setembro 24, 2011 às 16:37 #

      Leo obrigado pelo comentário, eu andava sem tempo nenhum nos últimos dias, deixei os blogs meio que a deriva por absoluta falta de tempo, hoje acordei bem cedo e tentei pelo menos fazer uma postagem legal, sobre o Ludovico.
      Realmente essas duas edições que você citou agradarão a muita gente, pois tem muito clássico ali. Eu não vejo a hora de ter esse material em mãos. Abração Leo obrigado pela visita.

  3. Ludy setembro 24, 2011 às 16:29 #

    É lastimável Pablo, não sei qual o motivo e nem desejo me meter nisso, você deve ter suas razões, mas acho que você não precisava acabar com o blog e deletar tudo, cada vez que um blogueiro faz isso com material Disney, um montão de informações da rede se perde, imagens bacanas etc. Se um dia eu acabar com os meus blogs vou deixá-los ativos para que o pessoal dos quadrinhos possa visitá-lo e pegar o máximo de informações possível. Mas essa é só a minha opinião. Seja feliz Pablo.

  4. paulogibi setembro 24, 2011 às 18:03 #

    OI Ludy, fiz um comentário aqui, hoje pela manhã mas acho que me equivoquei em algo e o comentário não está aparecendo… Vou repetir: Gosto do Ludovico, como um personagem “das antigas” e acho legal ele estar de volta nos gibis brasileiros, de alguma forma. Percebo que nos Topolinos ele aparece um pouco mais. É muito importante resgatar personagens esquecidos e dar uma revigorada nas hqs deles, trazendo material clássico e novas histórias também. Gostei demais da postagem. Abs. Paulo.

    • Ludy setembro 24, 2011 às 19:09 #

      Paulo eu concordo com você, nessa questão de haver uma renovação nos personagens que ficam meio esquecidos. Sabe que eu gostava do Berloque Gomes atuando com o Mickey, também do Kid Monius e Ted Tampinha será que esses personagens não poderiam ser revigorados, seria muito legal termos o retorno desses personagens e de tantos outros que acabaram esquecidos no limbo das HQs Disney. Valeu pelo comentário, preciso fazer visitas nos blogs dos amigos, vou fazer isso o mais rápido possível. Abração Paulo!

  5. Chabacano setembro 24, 2011 às 21:24 #

    I’m speechless! Que trabalheira que este post te deu, hein, Ludy?! Mas valeu a pena, porque ficou perfeita a homenagem. Você fez justiça ao Velho Ludo e eu fiquei muito feliz por isso. É um grande personagem, que encontrou abrigo nas hqs italianas, onde é merecidamente usado com muita frequência.

    Com relação à controversa ligação dele com a Família Pato, devo dizer que ela foi estabelecida desde o começo como sendo de parente próximo não só na hq “Professor Ludovico Chega A Patópolis”, onde Donald e familiares aguardam ansiosamente pela chegada do parente importante, como também nas famosas tirinhas de Taliaferro & Karp. Inclusive, na primeira tirinha onde ele é citado pela Margarida, ela pergunta ao Donald: “He’s sort of an uncle of yours, isn’t he?” (“Ele é uma espécie de tio seu, certo?”) http://coa.inducks.org/story.php?c=ZD+61-09-24 . Em outra tirinha, subsequente a essa, Donald de fato apresenta ele à Margarida como “Tio Ludovico”. http://coa.inducks.org/story.php?c=YD+61-09-25 . Logo, ele é tio do Donald mesmo, só que como isto se encaixa na árvore do Don Rosa é outra questão. O Don gostou da idéia dele ter se casado com a Matida McPatinhas, irmã de sua mãe, e se tornado, assim, tio do Donald. Mas, ao mesmo tempo, existe a possibilidade dele ser tio pelo lado pai, uma vez que ele poderia ser cunhado da Donalda, que indubitavelmente também é parente dele, como ficou claro em um precioso (e erradamente ignorado) painel da hq “O Perito Rural”, onde se descobre que ele é de fato da família dela. http://coa.inducks.org/hr.php?normalsize=1&image=http://outducks.org/webusers/webusers-char0/us_lvd_001_03_005_lvd.jpg.

    Eu ficaria feliz com qualquer que fôsse a solução encontrada para este imbróglio familiar, mas confesso que gosto mais da idéia dele ser parente pelo lado do pai, embora eu adore a Tia Matilda.

    Um forte abraço e muito obrigado mesmo!

    • Ludy setembro 25, 2011 às 17:23 #

      Deu bastante trabalho sim Chabacano, mas acredito que tenha valido a pena. O velho mestre merecia isso.
      Concordo com você acho que um parentesco por parte do pai e cunhado da vovó Donalda, acho que seria show se algum artista Disney explorasse essas questões familiares. Muito obrigado por sua presença aqui no Universo Disney 2 amigo Chabacano!

  6. Chabacano setembro 24, 2011 às 21:37 #

    Em tempo: Eu tenho aquela estatueta do Ludovico com o globo terrestre e te garanto que ela é tão bonita quanto parece.

    • Ludy setembro 24, 2011 às 22:37 #

      Oi Chabacano, deve ser um show essa sua estatueta, quando puder me informe mais sobre ela e se ainda é possível conseguir alguma. Eu simplesmente sou louco por esta estatueta. um grande abraço e até breve.

  7. sergiokid setembro 25, 2011 às 10:35 #

    Olá Ludy, grande matéria, Estou concluindo uma matéria sobre o professor Ludovico para o site dos esquiloscans, mas com certeza “pescarei” muita coisa dessa sua, rssrs.

    Não esqueci de vc, daqui pra quarta vou me esforçar pra finalizar alguma matéria e te mandar pro UD.

    Abs

    • Ludy setembro 25, 2011 às 17:09 #

      Salve amigo Sergio, tudo beleza?
      Tenho certeza que tua matéria sobre o professor Ludovico vai ser um show, depois vou querer ler esse material. Pode usar o que desejar daqui meu amigo, sem problemas.

      Sergio, não tenha pressa, somente quando realmente você tiver um tempinho disponível certo, a falta de tempo é crônica heheheheh. E os blogs tem que ser motivo de prazer e não de estresse. Abração e obrigado pelo comentário.

  8. Izilda Dias dezembro 14, 2011 às 5:23 #

    Olá Ludy. Vim conhecer seu blog e achei excelente. Vou visitar com frequência. Chegeui aqui pesquisando no Google. Eu queria algo sobre a Ricarda e somente vc se referia a ela. Vc tem alguma “foto” ou alguma página em que ela apareça?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: